Centro de Atividades Ocupacionais participa em intercâmbio juvenil na Letónia

Alexandre Santos, cliente do Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação LIGA, participou num intercâmbio juvenil denominado Projeto OK em Jurmala, Letónia, acompanhado pela Terapeuta Ocupacional Margarida Rodrigues. Este intercâmbio de jovens, alusivo aos tópicos da inclusão social e educação não formal e inserido no Programa Erasmus+, decorreu de 9 a 16 de março e contou com 32 participantes de diferentes países (Letónia, Itália, França, Suécia e Portugal). O projeto foi organizado pelo Centro de Iniciativa Juvenil Jurmala, com a colaboração portuguesa da Associação Check-IN, e tinha como objetivo desenvolver as competências interculturais dos jovens e envolver a participação de jovens com deficiência na comunidade através de diversas técnicas artísticas e teatrais. Durante o projeto, os participantes foram incentivados a criar atividades sobre equidade e inclusão, com o objetivo de ajudar as pessoas com necessidades especiais a integrarem-se na sociedade. Como tal, o programa incluiu diferentes métodos de aprendizagem não formal, atividades de team building, teatro de improvisação e workshops. Este foi mais um momento em que a Fundação LIGA ultrapassou barreiras e fronteiras, contribuindo assim para mais um passo na área da inclusão.

Eu sou o Alexandre, tenho 20 anos e sou cliente do Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação LIGA, através da qual tive a oportunidade de participar no Projeto OK, um intercâmbio juvenil do Programa Erasmus+ com a colaboração da Associação Checkin. A experiência foi ótima! Gostei especialmente das atividades e de conviver com todos os participantes. Adorei andar de avião pela primeira vez, foi uma experiência sensacional. Foi também a primeira vez que toquei em neve. Além disso, conheci Riga (a capital da Letónia) de uma forma muito divertida, através da realização de um peddypaper em que tínhamos que tirar fotografias engraçadas (funny photos) em vários pontos importantes da cidade. Esta viagem para mim foi uma aventura onde pude aprender coisas importantes como falar melhor Inglês, ao ter que comunicar com os participantes de outros países, e onde pude expressar-me livremente à frente das outras pessoas sem qualquer receio. Foi a melhor viagem de sempre! Gostava de repetir e que os meus colegas tivessem também a oportunidade de passar por uma experiência como esta.

Testemunho de Alexandre Santos, participante no projeto