Fundação LIGA em direto no Pograma Opinião Pública da Sic Noticias

Na sequência da transmissão do episódio “Deficiência e Discriminação” do programa “E Se fosse Consigo”, a Fundação LIGA foi convidada a participar em direto para o programa “Opinião Pública” da SIC Notícias no passado dia 3 de Outubro.

No direto foi apresentada a Escola de Produção e Formação Profissional, que existe há 34 anos e atualmente desenvolve 10 cursos de formação profissional que são frequentados por cerca de 140 formandos. Segundo Paula Bouceiro, Coordenadora Pedagógica da EPFP, o foco está nas necessidades de formação dos formandos para que estes adquiram competências e no futuro encontrem um emprego. Enquanto frequentam a formação são igualmente apoiados em outros aspetos relacionados com o seu projeto pessoal e qualidade de vida.

No Curso de Costureiro(a)/Modista foram entrevistadas a Monitora, Conceição Moreno, e a formanda Firmina Vaz que salientaram a importância da formação para uma futura integração profissional.

Foi ainda dado a conhecer o trabalho desenvolvido pelo programa OED – Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência, que há 27 anos promove o emprego para pessoas com deficiência, servindo de ponte entre os seus clientes e o tecido empresarial. Para Sara Pestana, Coordenadora da OED, ainda há trabalho para desenvolver no sentido de sensibilizar as empresas para as competências/funcionalidades das pessoas com deficiência mas, no geral, considera que tem sido um caminho positivo pois ao longo destes anos o serviço atendeu cerca de 2250 pessoas e apoiou mais de 1080 integrações profissionais.

Uma das clientes da OED entrevistada foi  Sara Duarte, que anteriormente já tinha participado no programa “E Se fosse Consigo” e que está integrada numa empresa através do apoio deste serviço.

Veja a 1ª parte da Reportagem no final da página e abaixo a  2ª Parte da Reportagem, sobre a OED

Sobre a Escola de Produção e Formação Profissional

Programa vocacionado para a qualificação profissional e inserção económico-social de jovens e adultos com dificuldades no acesso aos sistemas e medidas gerais de formação profissional, nomeadamente pessoas com deficiência e incapacidade.

Para conhecer a oferta formativa da Escola de Produção e Formação Profissional contacte a EPFP: T - 213 616 916/ 213 616 910 l E- epfpgeral@fundacaoliga.pt l http://www.fundacaoliga.pt/

Sobre a OED

Serviço especializado na empregabilidade de pessoas com deficiência que proporciona o acompanhamento gratuito dos processos de recrutamento dos candidatos em empresas. Atua no apoio à inserção profissional de pessoas com deficiência, contribuindo para o aumento da sua empregabilidade em domínios diversos da economia e para a sensibilização da comunidade empresarial para as competências profissionais deste grupo populacional.

Até ao momento foram realizados mais de 98 600 contactos a potenciais empregadores, conseguidas acima de 1100 integrações profissionais e efetuadas cerca de 11140 ações de acompanhamento a empresas, trabalhadores com deficiência e respetivas famílias.

Para obter informações detalhadas sobre os apoios ao emprego de pessoas com deficiência contacte a OED: T - 213 932 520 | geral@oed.com.pt | www.oed.com.pt