OED na Edição da Manhã da SIC Noticias

Numa entrevista no dia 5 de agosto ao programa Edição da Manhã da Sic Noticias, Sara Pestana, Coordenadora da OED, falou sobre o trabalho realizado e resultados obtidos por este serviço ao longo dos seus 26 anos. Foi abordado o receio das empresas em dar oportunidade às pessoas com deficiência reforçando a importância da OED, projeto único a nível nacional, na sensibilização do tecido empresarial para o valor do trabalho destas pessoas e no apoio que presta ao nível da procura de emprego. Foi ainda salientada a importância da adequação da função às competências e interesses individuais, de forma a que a incapacidade não constitua um obstáculo ao pleno desempenho profissional.

Sobre a OED

A OED – Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência resulta de um protocolo, estabelecido a 4 de Julho de 1990, entre a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a atual Fundação LIGA, tendo sido assinado uma revisão e reformulação do acordo de cooperação entre estas três entidades a 16 de Julho de 2015. Atua, desde o seu início, no apoio à inserção profissional de pessoas com deficiência, contribuindo para o aumento da sua empregabilidade em domínios diversos da economia e para a sensibilização da comunidade empresarial para as competências profissionais deste grupo populacional.

Desde o início da sua atividade, a OED tem assumido um papel fundamental na sensibilização da comunidade empresarial sendo responsável por mais de 90 200 contactos com potenciais empregadores.

Fruto deste investimento de prospeção e informação foram conseguidas 1 043 integrações profissionais, cuja sustentabilidade e sucesso foi apoiada em mais de 10 180 ações de acompanhamento a empresas, trabalhadores com deficiência e respetivas famílias.

Para obter informações detalhadas sobre os apoios ao emprego de pessoas com deficiência contacte a OED: T 213 932 520 | geral@oed.com.pt| www.oed.com.pt