Fundação LIGA realiza vídeo de sensibilização à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

A Fundação LIGA nos últimos anos tem reforçado os mecanismos de participação dos seus clientes através do desenvolvimento de projetos, que visam a capacitação das pessoas com deficiência para uma intervenção mais ativa na instituição e na sociedade. Neste processo, tem sido possível verificar, que é fundamental a existência de versões simplificadas dos documentos e outro tipo de abordagens, como a audiovisual, para que a maior parte da população aceda de forma plena à informação.

De forma a colmatar esta necessidade, o projeto acessoDIREITOS, promovido pela Fundação LIGA, de Setembro a dezembro de 2015, em parceria com o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos/ISCSP e co-financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.), integrou a realização de um vídeo de sensibilização à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, recorrendo à participação ativa desta população na sua elaboração. Este filme foi concebido de forma a possibilitar um acesso mais fácil aos direitos consagrados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e organizado de acordo com os princípios da mesma. No entanto, não estão representados no filme todos os direitos, pelo que poderá consultar o sítio do Instituto Nacional de Reabilitação e visualizar a versão de leitura fácil, elaborada pela FENACERCI, documento no qual a Fundação LIGA se baseou para conceber este trabalho.

Os conteúdos divulgados são da autoria e exclusiva responsabilidade da Fundação LIGA.