YONEST e Fundação LIGA unem-se em projeto solidário e artístico de reutilização das embalagens de vidro da marca

O Movimento Yonest True YogART resulta de uma parceria estabelecida entre a Yonest (marca nacional de iogurtes tradicionais) e a Casa das Artes da Fundação LIGA e tem como objetivo promover a redução do desperdício, utilizando a arte no processo de reutilização de boiões Yonest, com um fim social.

Esta iniciativa, resulta da já antiga vontade da Yonest em criar um sistema de recolha das suas embalagens de vidro, de forma a diminuir os desperdícios resultantes do consumo dos seus iogurtes. O projeto foi apresentado na Festa de Natal da Fundação LIGA, que decorreu no pasado dia 14 de dezembro na sede desta Organização. A parceria resultou de uma ideia de Filipe Botto, CEO e fundador da Yonest, e da sua equipa composta por 15 pessoas. Esta empresa, conhecida por confecionar o verdadeiro iogurte grego à moda antiga, tem tentado ao longo dos seus três anos de existência, inovar por outras áreas e desenvolver projetos com impacto comunitário relevante através da arte.

O projeto envolve numa primeira fase, que arrancou no presente mês, a sensibilização do público para a entrega de boiões vazios nos revendedores e parceiros Yonest aderentes (os pontos de recolha estão assinalados com a cor verde no mapa). Numa segunda fase, a transformação artística dos boiões nos ateliers da Casa das Artes, envolvendo a população que frequenta o espaço. Ao longo do ano de 2017, irão decorrer exposições diversas e outras ações, nomeadamente com artistas convidados, em que constam já nomes como Maria João Bahia, Ruth Manus e João Garcia Miguel, e galerias profissionais, para divulgação das peças recicladas, sendo possível simultaneamente adquiri-las. As receitas resultantes das vendas revertem para o apoio ao desenvolvimento de projetos artísticos da Casa das Artes dirigidos a cidadãos com deficiência.

As primeiras peças realizadas pelos clientes da Casa das Artes, estiveram expostas na Fundação LIGA, e foi realizado um leilão no Facebook da Yonest True Yogurt, cujo vencedor foi LUÍS PIMENTEL, que ofereceu 90 Euros por esta peça de arte feita com os boiões reutilizados.

Ver reportagem do OBSERVADOR sobre a iniciativa

Ver cartaz de divulgação e apoios aqui

Ver mais informação sobre o projeto no facebook da Yonest True Yogurt

Contactos | fundacaoliga@fundacaoliga.pt | T. 213616910 |  yonest@yonest.pt