Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Notícias

Crónica do Confinamento: A Mudança

Faz hoje 3 meses que me foi a mim, e a todos os colaboradores da LIGA, comunicado de que, por tempo indeterminado, a nossa presença na instituição estaria condicionada pela situação atual que o país atravessava. 

Estou inserida na Equipa de Intervenção Precoce na Infância da Fundação LIGA, como quem diz, estou inserida na Equipa que dá suporte e apoio a crianças dos 0 aos 6 anos, assim como aos seus familiares ou cuidadores. 

O nosso apoio diário e rotineiro passava por apoiarmos as crianças presencialmente em jardim de infância, creches, por vezes nas suas próprias casas ou na nossa própria sede. Com esta decisão que colocava o país em stand by, tudo mudava… 

As nossas crianças com necessidades específicas encontravam-se agora em casa, com os pais, sem escola e sem qualquer suporte mais direto e presencial, o que rapidamente nos fez pensar, querer adaptar e reinventarmo-nos.  

Do apoio presencial, passámos a um apoio à distância e começámos a fazer o que nunca tínhamos pensado. Iniciámos uma tele-intervenção cada um na sua dinâmica e adaptando-nos às necessidades de cada família.  

As chamadas no Zoom, WhatsApp ou até mesmo Messenger tornaram-se diárias. A criação e o envio de atividades semanais também, sem nunca esquecer os objetivos delineados e que queríamos que as nossas crianças continuassem a desenvolver. 

Passados três meses e a uma semana do fim do período letivo e consequentemente da nossa intervenção direta penso que temos a consciência tranquila de trabalho bem realizado dentro de todas as limitações impostas.  

Estamos de parabéns pela nossa estratégia camaleónica e célere, que não nos fez baixar os braços. Os pais estão de parabéns pela junção de tele-trabalho e cooperação connosco. E, acima de tudo, as nossas crianças deverão ter o maior reconhecimento por terem, com todas as suas dificuldades, entendido que agora a Cátia só aparecia no computador ou que os jogos da Rita passaram a funcionar no telemóvel e que mesmo assim teriam de dar o seu melhor. 

Em setembro há mais e esperemos que diferente… 

 

Cátia Mansilha - Intervenção Precoce na Infância

 

Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest