Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Notícias

Dica OED: Orientações para melhor selecionar um anúncio de emprego

Se já passou pela experiência de responder a anúncios de emprego, talvez tenha percebido que não basta responder para ter assegurada a sua entrevista. 

Regra geral, os anúncios de emprego dizem mais do que à primeira vista nos pode parecer. Desta forma, é essencial conseguir identificar os pontos fundamentais de um anúncio, para retirar o máximo de informação possível e saber selecionar quais deve responder. 

 
Ajudamo-lo a analisar alguns dos principais pontos a ter em conta nos anúncios, para que possa fazer a melhor seleção:  

 

# Identificação da Empresa: Um anúncio onde seja identificada a entidade ?recrutadora? é uma ajuda fundamental para os candidatos. Pela identificação da empresa o candidato deve preocupar-se em saber mais sobre a sua atividade, de forma a valorizar a sua candidatura. 

 

# Função:  A função para a qual se está a recrutar, habitualmente encontra-se referida e destacada no anúncio. Tenha sempre em conta este critério quando selecionar um anúncio para responder. 

 

# Habilitações Académicas:  Habitualmente a empresa apresenta de forma clara as habilitações académicas desejadas. Verifique se as suas habilitações se coadunam com o que é pretendido e se for caso disso, responda. 

 

# Experiência Profissional: A referência da experiência profissional é um fator de grande importância para a empresa. Assim, é necessário analisar objetivamente se a sua ?maturidade? profissional se ajusta ao perfil pretendido pela empresa.  

 

# Conhecimentos técnicos: Quando são apresentados os conhecimentos técnicos essenciais para a função, deve responder apenas se efetivamente os tiver. Se são enumeradas ferramentas que nem sequer conhece é porque, certamente, não cumpre os requisitos para a função. 

 

# Perfil pessoal:  Pela subjetividade deste critério, regra geral as características apontadas são meramente exemplificativas e nunca eliminatórias. Características como, cordialidade, sentido de responsabilidade, capacidade de liderança, entre outros, poderão ser solicitados. Deverá estar atento para poder refleti-las no seu CV.  

# Região: A região é um aspeto muitas vezes ignorado, mas que se revela essencial durante o processo de recrutamento. Verifique sempre qual local para onde estão a recrutar, antes de responder.  

 

# Idade: Verifica-se uma tendência crescente na apresentação do critério etário, nos anúncios de emprego.  Não ignore por completo este elemento, mas se a diferença face ao limite traçado não for muito elevada, arrisque, salientando algumas competências adquiridas com a experiência. 

Tenha em conta estes aspetos, ao responder a um anúncio de emprego, e aumente suas hipóteses de ser selecionado para uma entrevista! 

Boa Sorte! 

 

Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest