60 Artistas da Casa das Artes em Exposição nos 60 anos da Fundação LIGA

Em parceria com o Pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, a Casa das Artes da Fundação LIGA promove durante os meses de Fevereiro a Abril exposições de artes plásticas em quatro espaços da cidade de lisboa - na Ajuda (Fundação LIGA), no Campo Grande (Edifício Central da CML) em Marvila (LX jovem) e na Graça (Livraria Círculo das Letras). As várias exposições reúnem obras de 60 artistas que frequentam ou já passaram por este espaço aberto à criatividade e à descoberta artística, assinalando os 60 anos da Fundação LIGA.

Edifício Central do Município

Campo Grande, 25

De 23 fevereiro a maio de 2016

A exposição reúne obras de sessenta autores que frequentam ou já passaram pela Casa das Artes, representando a história de um percurso de mais de 20 anos de actividade.

Ver catálogo aqui

Espaço LX Jovem

Av. Vergílio Ferreira, 745

Edifício Lápis – Bairro do Armador

De 8 de janeiro a maio de 2016

A exposição reúne obras dos artistas, Fernando Delgado, Pedro Almeida e Tomás Lima.

Ver catálogo aqui

Livraria Círculo das Letras

Espaço de Arte Rogério Ribeiro

Rua Voz do Operário, 62

De 1 de março a maio de 2016

A exposição integra obras dos artistas, Bráulio Moreira, Fernando Delgado, Pedro Almeida e Tomás Lima.

Fundação LIGA

Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda

De 23 fevereiro a maio de 2016

A Exposição reúne obras de vários artistas da Casa das Artes e dos projectos artísticos desenvolvidos nos mais de 20 anos de actividade.

Sobre a iniciativa

«Passaram-se mais de seis décadas, fora os dois ou três anos consumidos na formalização e criação da LIGA e ao longo deste tempo, fomos construindo este caminho com entusiasmo, vencendo os obstáculos físicos, espaciais e materiais que sempre tivemos pela frente. Mas porque acreditávamos que cada criança, cada ser humano é um ser cultural, social, único e irrepetível que o distingue de qualquer outro humano, fomos desenvolvendo as artes como forma de expressão, particularmente naqueles que só tinham o olhar para dizer o que sentiam, o que viam e lhes tocava.»

Guida Faria | Presidente do Conselho de Administração da Fundação LIGA

«A Fundação LIGA foi ao longo destes sessenta anos de existência uma instituição fulcral na promoção da diversidade humana, na defesa da singularidade da pessoa, um importante parceiro na construção de uma cidade mais justa e equitativa, mas acima de tudo um exemplo pela sua tenacidade e capacidade de nos revelar outras realidades, sempre com alegria. Sessenta artistas assinalam sessenta anos da Fundação LIGA, apresentando as suas obras em quatro diferentes espaços da sua/nossa cidade - na Ajuda (Fundação LIGA, no Campo Grande (Edifício Central da CML) em Marvila (LX jovem) e na Graça (Livraria Círculo das Letras); e num repente é uma outra Lisboa que se nos oferece, aquela que cruzamos entre uma galeria e outra, uma cidade assim diversa à luz das reflexões e pensamentos que se encadeiam após cada exposição, cada conjunto de obras. Estranha e bela subversão esta mostra, pois quando deveríamos presentear e celebrar o surgimento da Fundação LIGA é ela, que mais uma vez, generosamente oferece o seu trabalho à nossa fruição festejando a cidade. Parabéns Fundação LIGA. Obrigado Fundação LIGA.»

João Carlos Afonso | Vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa

«São sessenta os Artistas Plásticos que se apresentam nesta exposição que evoca os sessenta anos da Fundação LIGA. Uma expressão plena de Liberdade: percorrer um campo ilimitado de diálogo, de conhecimento pelo mundo das artes. Esta é uma exposição moldada, por seis dezenas, de afetos: no idealizar de outros lugares, de outras gentes, caminhos seus, gestos; a expressão livre de um eu individual, de muitos autores, com os outros, connosco. É dar a conhecer imaginários intérminos, feitos do sonho acordado, alento para a vida. LIGARTE Atelier, Casa das Artes, é isso mesmo, um espaço feito do querer, da busca de saídas, de causas, a descoberta da criação mais arrebatadora.»

Rui A. Pereira | Direção Artística

«60 Artistas da Casa das Artes em Exposição nos 60 anos da Fundação LIGA, materializa a história de um espaço aberto à criatividade e à descoberta artística, através do revisitar das obras dos sessenta autores que integram esta iniciativa. Para alguns, eventualmente a criação artística já não faz parte das suas vidas. Para outros, continua a ser uma presença e constitui uma oportunidade única, de realização pessoal e de afirmação da sua identidade. Para todos, no entanto, a arte constituiu e constitui uma forma de libertação dos condicionalismos existentes e de abertura para o mundo.»

Cristina Passos | Coordenadora da Casa das Artes

«Cada participante nesta exposição colectiva, tanto é livre como determinado. Os seus conhecimentos e savoir-faire interiorizados permite-lhes compreender o meio social donde são originários e agir em relação a ele … Sempre que interagimos com alguém estamos a experimentar e a expressar emoções. Assim, as emoções são frequentemente concebidas como um fenómeno socia. Como prova temos esta interacção provocada a quem vê esta colectiva.»

Mário Rui Souto | Chefe de Divisão para a Coesão e Juventude do Pelouro dos Direitos Sociais - CML