Áreas de Atuação

O modelo de prestação de serviços da Fundação LIGA assenta em dois pilares fundamentais - a funcionalidade humana e o design e sociedade – estruturando-se num continuum de serviços que são disponibilizados aos Clientes, como suporte para o seu desenvolvimento.

Neste modelo, a Fundação aposta no rigor e qualidade da prestação de serviços, envolvendo o cliente enquanto elemento ativo da equipa. Prossegue-se desta forma uma metodologia de Plano Individual, em que os serviços prestados possuem uma base comunitária e orientam-se segundo uma abordagem holística do funcionamento humano, ou seja, uma abordagem que de forma integrada e interdisciplinar contempla as várias dimensões humanas num todo biopsicossocial. Recorre-se também ao estabelecimento de parcerias com outros serviços e entidades da comunidade, numa perspetiva de complementaridade e rentabilização de recursos face aos disponibilizados pela Fundação.

Dado o seu âmbito de intervenção, alguns Programas/Serviços da Fundação LIGA centram-se num conjunto mais circunscrito de necessidades individuais, seguindo  a metodologia de Plano de Intervenção que, visando garantir uma intervenção personalizada, restringe a sua atuação aos domínios da prestação de serviços.

Em qualquer das situações, o cliente conta com um dos profissionais envolvidos na intervenção como recurso fundamental para garantir o exercício da sua participação nos processos de decisão.

Contando com uma equipa multidisciplinar de mais de uma centena de colaboradores,
a Fundação desenvolve a sua intervenção de acordo com as seguintes áreas de atuação: